domingo, 1 de agosto de 2010
Gaspacho - Sopa Fria
Olá Aprendizes, VIP's e demais visitantes!
Cá estou para vos deixar mais uma sugestão de verão: Gaspacho.
Gaspacho é uma sopa fria à base de vegetais hortícolas, com destaque para o tomate, o pepino e o pimento, muito popular no sul de Espanha (nomeadamente, na Andaluzia, na Extremadura, em Múrcia em Castela-La Mancha e na Comunidade Valenciana), no sul de Portugal (Alentejo e Algarve), bem como no México e outros países centro-americanos. É geralmente produzido e consumido no verão, por ser muito fresco e saboroso.
É um prato que permite o uso de diversos ingredientes criando variações que vão desde receitas picantes até algumas mais suaves.
Em Portugal, o gaspacho é oriundo das regiões do Alentejo e do Algarve. Normalmente, não é integralmente triturado, sendo apenas efectuado o corte dos ingredientes em pedaços relativamente pequenos, aos quais se adiciona o pão (alentejano ou algarvio), em pedaços ligeiramente maiores, no final, antes do tempero com azeite, vinagre e sal a gosto. Para que fique mais frio, é comum serem adicionados cubos de gelo.
As receitas espanholas, geralmente, são preparadas através da trituração integral de todos os ingredientes, ficando o preparado final com aspecto de um puré cremoso rosado. São conhecidas em Portugal pelo nome de "Gaspacho à andaluza".
Mas para que possam experimentar o Gaspacho, deixo-vos uma forma da receità, mas desta vez, à moda alenetjana, ou não estivessemos nós no belo Alentejo.
Ingredientes
6 tomates maduros
1 cebola
2 pepinos
1 pimento vermelho
q.b. de Azeite Extra Virgem
q.b. de Vinagre de Vinho
300 g de pão do dia anterior
q.b de sal
q.b de água bem fria
azeitonas para acompanhar
Preparação
Numa tigela, coloque os dentes de alho com um pouco de sal e pisam-se até ficarem desfeitos.
De seguida juntar Azeite Extra Virgem, Vinagre de Vinho e mexer com uma colher.
Nesta mistura colocar tomate sem pele e sem grainhas, pepino descascado sem pevides, pimentos e cebola tudo cortado aos cubos.
Adicionar água bem fresca e polvilhar com os oregãos, acrescente mais sal se necessário e rectifique os temperos a seu gosto.
Entretanto corte o pão aos cubos e sirva misturado com o gaspacho no momento de servir.
Sugestões
Este é um gaspacho pobre, mas para o tornar rico basta acompanha-lo com presunto, paio, uvas, carapauzinhos fritos, sardinhas assadas etc.
Experimentem que vão gostar!
Até à próxima
A Chefe do Rolo da Massa
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário