sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Moreia - um grande petisco de Verão



Olá Aprendizes, VIP's e demais visitantes!

Hoje apresento-vos um grande petisco de verão e um dos mais caros: Moreia Frita.

As moreias são peixes ósseos,da família dos murenídeos (Muraenidae), tendo como uma das suas principais características o corpo longo e cilíndrico. Há cerca de 200 espécies distribuídas por 15 géneros, das quais a maior mede 4 metros de comprimento. As moreias habitam cavidades rochosas e são animais carnívoros, que caçam com base num sentido de olfacto apurado. Não têm escamas, para protecção, algumas espécies segregam da pele um muco que contém toxinas. A maior parte das moreias não tem barbatanas peitorais e pélvicas. A sua pele tem padrões elaborados que servem como camuflagem.

A Moreia é pescada ao longo da nossa costa portuguesa e, na costa alentejana também é excepção.
Depois de morta, limpa-se a pele com sal. A este processo dá-se o nome de "desgarrar a moreia" pois a sua pele tem uma viscosidade que só sai quando se esfrega quantidades de sal na sua pele. Depois de limpa de tripas é escalada, (aberta ao meio). Faz-se uma salmoura com uma boa quantidade de sal e deixa-se a moreia nessa salmoura durante uns minutos. Depois da salmoura, colocam-se tiras de canas para a esticar e para que seque ao sol. Este método é artesanal mas é o mais eficáz. (Foto 1) Depois de seca ao sol, (1 a 2 dias) é cortada em tiras e é frita em óleo bem quente.

O modo da fritura também é curioso pois, primeiro frita-se a parte com carne e só no final se frita a pele. A pele fica com bolhas e estaladiça.(Foto 2)

A Moreia frita é acompanhada com arroz de tomate, açorda alentejana, gaspacho, outra sopa, ou então, como gostamos cá em casa, só com salada mista e pão mole.
Confesso-vos que, esta "Chefe do Rolo da Massa", ou seja "EU", tenho o privilégio de ser filha e descendente de pescadores e que, esta maravilhosa iguaria, e outras com todo o tipo de peixe, fazem parte da minha mesa.

Curiosidade: se forem a um restaurante e pedirem uma tira de moreia, são bem capazes de pagar por essa tira (igual à que está na foto 2) pelo menos 3€.


Até à próxima, boas aventuras culinárias
A Chefe do Rolo da Massa

Sem comentários:

Enviar um comentário