quarta-feira, 21 de abril de 2010

Reciclagem - Novas ideias


Olá Aprendizes, Vip's e demais visitantes!
Hoje trago-vos uma ideia para "reciclar" e enriquecer a vossa cozinha.
Quem opta por uma alimentação saudável, umas das coisas que faz, é "cortar" na quantidade de sal que utiliza na confecção dos alimentos.
Mas, para que a comida não perca o seu sabor, começa-se a inserir ervas aromáticas e especiarias que, enriquecem maravilhosamente o mundo dos odores culinários.
A minha sugestão de hoje é, organizar essas ervas aromáticas que compramos em pacotinhos em frascos, que geralmente vão para o lixo ou reciclagem.
Falo-vos de frascos da Compal (peço desculpa pela publicidade) e outros frascos de vidro que trazem as drageias de açúcar colorido. Depois de lavados, convém serem fervidos por 2 a 3 minuitos, o suficiente para retirar qualquer vestigio de bactéria.Pode-se juntar uma colher de sopa de vinagre que ajuda na "limpeza" dos recipientes. Depois de secos, é só enchê-los com as especiarias que temos na cozinha.
Deste modo:
- organizamos a nossa cozinha;
- re-utilizámos embalagens que numa primeira visão não serviriam para nada;
- conservamos herméticamente as nossas ervas conferindo-lhes o seu sabor original;
- os mais pequenos podem pintar os frascos dando-lhes um ar mais festivo e diferente, (estimula-se assim a sua criatividade);
- acabamos de vez com os pacotinhos abertos, que por qualquer coisa, derramam o seu conteúdo.
Dou a dica de, recortarem a data de validade dos pacotinhos e colar no frasco para que assim, saibam sempre até quando vai a validade do produto.
Deixo-vos imagens do que costumo fazer na minha cozinha.
Agradeço à minha fornecedora de frasquinhos da fruta da Compal (colega Isabel Reis) os frascos que me tem dado e que muito jeito me fazem! Obrigado! Podem vir mais!

Em breve mais ideias e receitas.
Até à próxima,
Boas aventuras culinárias
A Mestre do Rolo da Massa

1 comentário:

  1. Práticos, limpinhos, jeitosinhos e muito utéis - os frascos e os conteúdos, ah pois é! :-D

    ResponderEliminar