quinta-feira, 13 de maio de 2010

Cuidar da Voz e Perpétuas Roxas




Olá Aprendizes, Vip's e Demais Visitantes!
A nossa Cozinha tem estado em Lume Brando pois o trabalho tem sido algum e não tem havido confusão na cozinha.
Contudo,há sempre alguma coisa a fazer.
Ontem, quarta-feira decorreu na nossa escola um WorkShop sobre a Voz. Foi promovido pelo Núcleo de Ensino Epecial.
Como o tema foi voz, o Clube Banho Maria, ofereceu o lanche aos seus participantes: chá de Camomila e Chá de Perpétua Roxa. Tivemos ainda tempo para fazer biscoitos de limão para acompanhar o Chá.
Porque é que oferecemos Chá de Perpétua Roxa? Porque esta florizinha Roxa tem excelentes qualidades para cuidar das nossas gargantas e das nossas vozes. O chá fica cor de rosa e é bastante agradável.
Foi uma simples surpresa que fizémos com muito agrado. Só a Colega Arsénia Piteira sabia o que ia acontecer e só o soube, 1h antes do acontecimento. Guardámos segredo!

Quanto à Perpétua Roxa, fica aqui um pequeno apontamento:
A sua designação em Latim é Gomphrena globosa é uma amarantácea da Índia que se adaptou ao frio europeu e tolera solos pobres.

Formam inflorescências de pé alto e redondas. A cor pode variar entre o branco, lilás, rosa, roxo e vermelho sendo o roxo a sua cor original.

Noutras aplicações não medicinais, são usadas as flores secas para arranjos florais, uma vez que depois de secas, as perpétuas mantêm a sua cor original .

Indicações Tradicionais:
As flores secas são usadas tradicionalmente com grande sucesso em infusões para:

as dores de garganta,
afonia,
expectoração,
rouquidão
e algumas inflamações do aparelho respiratório.

Preparação:
Chá – ferver a água e verter sobre as prepétuas roxas. Deixar macerar durante 5 minutos com a tampa do bule fechada. Pode ser bebido frio ou quente. Para aumentar a eficácia tome uma chícara pelo menos 4 vezes por dia.
Gargarejos – preparar o chã e deixar arrefecer gargarejar pelo menos 4 vezes por dia.

Esta planta pode ser comprada em hervanárias. Aqui em Santo André comprei-a na Herbanatur. Este espaço tem um vasto leque de chás naturais. É irem lá e experimentarem.
Até à próxima Aprendizes,
A Chefe do Rolo da Massa
Anabela Reis

4 comentários:

  1. Olá Anabela e elementos do clube Banho Maria!

    Adorei a surpresa que nos fizeram, e nada mais apropriado que um cházinho de perpétua roxa para aclarar e acalmar as vozinhas do Workshop! Foi um contributo que enriqueceu e em muito a exposição que estava a ser feita e só tenho pena que não tenham ficado por lá mais tempo! ;) Os biscoitos também estavam óptimos e portanto estou felicíssima com a vossa surpresa!

    Um beijinho enorme,

    Terapeuta Ana Melo

    ResponderEliminar
  2. Olá Chefe,
    mais uma vez demonstraste que a articulação é possível!
    O teu cházinho veio mesmo a calhar, pois preparou as gargantas para os exercícios que a Ana Melo nos impôs para tornar a nossa voz melodiosa (a minha ficou! Até já canto o fado, depois de muito treinar - haviam de me ver a caminhar em cima da passadeira e a fazer ssssss / zzzz / hohoho / bruuuummm / trrrr / ...). Bem-hajas. Arsénia

    ResponderEliminar
  3. Chá (eu, a menina do chá)... Biscoitos de limão (que eu nem gosto nadinha, mesmo nada :-P )... e a juntar a tudo isto um apontamento informativo = a uma Bia a aguardar um banquinho e uma companhia boa para desfrutar do lanchinho =)Há-as bonitas e concretizadas ideias!

    ResponderEliminar
  4. Olá! Bem-haja, não sou cantora oficial mas canto e gosto muito de, mas por acaso não tem nada que ver com isso, tive uma gripe com (suspeito!) faringite e estou afónica há mais de um mês já a gripe passou há muito... Embora a gripe tenha tratado com antibióticos e tenha andado a fazer xaropes para a tosse, pelos vistos não curei bem a garganta, pobre, e trabalho em atendimento ao cliente, passo 8hs a palrar lol, e em casa tenho de cantar porque não vivo sem cantar, e a minha garganta arranha e de meso-soprano passei a contralto:D. Comprei então a perpétua mas esqueci-me de fazer algumas perguntas com relação à frequência de toma e tempo de maceração, duração do tratamento essas coisas, a cor é muito subtil é mesmo assim? usei aquele coador próprio dos chás não há problema certo? e mel posso pôr à vontade que não adultero o efeito do chá? Ele não é delicioso mas espero que resulte estou mesmo agora a tomá-lo 1ª vez :D É que aqui pela net fala-e muito dele mas explicar como se toma não encontro. Cumprimentos e obrigada.

    ResponderEliminar