segunda-feira, 15 de março de 2010

Arroz Doce - Brigada Hortelã Pimenta


Olá Aprendizes!
Depois de umas semanas atribuladas e sem poder ir para a cozinha, meu local favorito quer seja de casa quer seja da escola.

Hoje, finalmente podemos ir para a cozinha, e experimentámos mais uma receita nova: Arroz Doce!!
O Arroz doce é aquele prato tipicamente português que, ou fica bem feito, (doce, saboroso, cremoso) ou então vai ao lixo.

Mas, para os meus aprendizes mereciam uma receita fácil, rápida e bastante eficáz.
E esta receita, espantem-se todos, é uma receita que nós os Escuteiros (todos na escola sabem que eu sou Chefe de Escuteiros em V.N.Milfontes) fazemos em campo.


Ora passemos à receita:

Tipo: Sobremesa
Dificuldade: muito fácil
Porções: uma dose pra 6 pessoas.
Quantidades:
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
2 pacotes de natas
1 chávena de arroz carolino
2 paus de canela
casca de meio limão

Num tacho colocar o leite ao lume com a canela e o limão.
Quando o leite começar a borbulhar, colocar o arroz e deixar cozer em lume brando, tendo o cuidado de ir mexendo para não colar ao fundo do tacho.
Quando o arroz ficar seco mas se achar que ainda não está cozido, pode-lhe pôr mais 1 chávena de leite à temperatura ambiente e 1 copo de água quente até cozer o arroz ao seu gosto. Há pessoas que gostam do arroz mais aberto, outros gostam dele menos aberto. Se colocar os líquidos frios no tacho, a cozedura do arroz vai-se atrasar.
Quando o arroz tiver o ponto que desejar, desligue o lume. Retire a canela e a casca de limão. Coloque as natas, basta abrir os pacotes e verter para o tacho, e o leite condensado. O arroz adquire uma textura agrdável e cremosa.

Pode-se colocar o arroz em tacinhas individuais ou então colocar uma taça só e fazer decorações no arroz.
Depois de termos feito o arroz, dividimos em tacinhas e distribuimos por quem estava na escola, como é nosso hábito. Mas na cozinha, fizemos um brinde com as nossas taças!!
Recebemos mais fãns!

Ficam as fotos de mais uma doce aventura.
Até à próxima, Boas Aventuras Culinárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário